DÍZIMO

Oque é Dizimo?

Dízimo é um ato de fé, de compromisso, de gratidão e de reconhecimento a Deus pelo que Ele é e pelo que fez e faz por nós. Ao oferecer o Dízimo o cristão expressa a sua convicção de pertença a Deus, tanto de si mesmo como de tudo o que possui. Antes, portanto, de ser partilha o Dízimo é ação de graças.

É importante saber que, por intermédio do Dízimo, o cristão reconhece que deve devolver a Deus uma parte de todos os bens que lhe são dados pelo mesmo Deus. Ao conseguirmos algo, é porque Deus quer e permite. Essa atitude deve levar cada um de nós à conscientização de que fazemos parte de uma comunidade pela qual cada um de nós é responsável.

Evangelizar é dever de todo cristão e é uma tarefa ampla e difícil, que deve ser feita com muito amor. O Dízimo possibilita esta evangelização.

Embora a palavra Dízimo tenha o significado de décima parte, ou dez por cento, cada pessoa deve livremente definir, segundo os impulsos de seu coração, qual seja o percentual de seus ganhos que deve destinar ao dízimo a ser entregue para a sua paróquia.

O Dizimo é Bíblico, conforme a passagem de 2cor  9, 6-10

“Saibam de uma coisa: quem semeia com mesquinhez, com mesquinhez há de colher, quem semeia com generosidade, com generosidade há de colher. Cada um de conforme decidir em seu coração, sem pena ou constrangimento, porque Deus ama quem dá com alegria. Deus pode enriquecer vocês com toda espécie de graças, para que tenham sempre o necessário em tudo e ainda fique sobrando alguma coisa para poderem colaborar em qualquer boa obra, conforme diz a escritura: “Ele distribuiu e deu aos pobres e sua justiça permanece para sempre.”

O Dízimo esta dividido em três dimensões: Religiosa, Social e Missionária

Na dimensão RELIGIOSA o dízimo deve suprir com recursos, todas as necessidades direta ou indiretamente ligadas a igreja e aos seus ministros. Gastos com o templo - construção e manutenção, salário do padre, encargos, energia elétrica, água, telefone, impressos, paramentos litúrgicos, velas, vinho, hóstias, equipamentos de som etc.

Na dimensão SOCIAL o dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos pelas pastorais sociais que cuidam da promoção do ser humano e neste seu trabalho de misericórdia e compaixão resgatam a dignidade dos irmãos assistidos.

Na dimensão MISSIONÁRIA o dízimo deve sustentar financeiramente as ações de evangelização da comunidade exercidas fora do território da paróquia. Ajuda ao Seminário, às missões, a formação de leigos etc

Por fim não pagamos o dizimo mas sim , devolvemos, damos, partilhamos o dizimo a Deus.

Oração do Dizimista

Recebe senhor o meu Dízimo! Não é uma esmola, porque não sois mendigo.Não é uma simples contribuição, porque não precisais dela. Esta importância representa, Senhor, meu reconhecimento, amor e participação na vida da comunidade. Pois tudo o que tenho: a vida, a família, a natureza, os rendimentos recebi de vós. Muito obrigado por tudo Senhor. Amém!