Paróquia Santa Hedviges, fundada no dia 16 de outubro de 2000, sendo o primeiro pároco o padre Moacir Zanini, que ficou até o final do ano de 2002.
Em 19 de janeiro de 2003, assumiu o padre Édison Stein, que ficou até o final de 2008.

E em dezembro daquele mesmo ano, assumiu o pároco, padre Carlos Homelischuc.

Em Novembro/2012 foi realizada a Assembleia anual do Clero, pela Arquidiocese de Porto Alegre, no Seminário São José de Gravataí, onde o arcebispo metropolitano Dom Dadeus Grings, juntamente com os bispos auxiliares Dom Jaime Spengler e Dom Agenor Girardi, anunciou as transferências e nomeações para o ano de 2013 e entre estas transferências, estava o nome do novo pároco da nossa paróquia, que foi empossado com a realização de Santa Missa às 19h do dia 29 de dezembro de 2012, com a presença do Bispo Auxiliar Dom Jaime e os padres das demais paróquias da nossa cidade.

Seja benvindo Pároco Marcos Hartmann.

Conforme o Livro Raízes de Alvorada, "em 1988 foi escolhida a Padroeira da comunidade. E a preferência foi para Santa Hedviges, padroeira dos endividados, já que a maioria estava atrasada com a prestação da casa". A paróquia fica na Rua Santa Hedviges (antiga Rua 31), no bairro Jardim Algarve, em Alvorada.

Dízimo é: Ação de graças, solidariedade, partilha, fé e compromisso comunitário.