Warning: getimagesize(/home/psh1020/public_html/https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR-uQ3o0rDljMEZJiORdLmQ75KwQTZhJdX9_vG2onhn3h92CaHy) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/psh1020/public_html/plugins/content/social2s/social2s.php on line 1568
0
0
0
s2sdefault

Para nós, qual é o significado dessa palavra? O significado da palavra templo é: “Lugar sagrado ou venerável. Casa de oração em que se adora uma divindade; Igreja”.

Templo é o lugar onde se faz o encontro com Deus. A primeira leitura nos traz a visão do profeta Ezequiel, o qual vê sair do Templo água, a qual gera vida por onde passa. Para o povo exilado, cansado, desanimado, o qual está longe do seu templo, a água representa uma vida nova, esperança de salvação oferecida por Deus.

Na segunda leitura São Paulo afirma que somos templo de Deus e morada do Espírito Santo. Pela ação do Espírito em nós, devemos ser sinal de Deus, pela nossa fé transformada em obras, ser testemunhas da salvação diante do mundo hoje; mundo onde as pessoas se afastam cada vez mais de Deus, vivendo um vazio existencial.

No evangelho, Jesus diz ser o novo templo:

"Destruí este templo e em três dias eu o reerguerei...

Falava do templo do seu corpo".

Históricamente, na época de Jesus, o templo não era mais um templo de oração, mas sim um grande mercado de egoísmo, exploração, enganação; Usavam o nome de Deus para obter lucro e benefícios pessoais.

Templo e mercado são dois lugares diferentes com objetivos diferentes. Não é por menos que Jesus colocou todos os espertinhos a correr abaixo de chicote.

Jesus quer Purificar o Templo, libertando-o desses exploradores.

Assim entendemos o gesto violento de Cristo, de chicote na mão...

Com esse gesto, Jesus denuncia a opressão e a exploração dos pobres pelas autoridades religiosas. Predizendo a ruína do templo, ele mostra que essa instituição religiosa já caducou. Doravante, o verdadeiro templo é o corpo de Jesus, que morre e ressuscita. Deus não quer habitar em edifícios, mas no próprio homem.

Pela sua ressurreição, Jesus é a pedra fundamental do novo templo, juntamente com as pedras vivas, que são os seus discípulos. Assim, todos os batizados em  nome de Cristo, são discípulos de Jesus, sendo membros vivos da comunidade que juntos formam o novo santuário do qual se elevam os sacrifícios agradáveis a Deus.

Como chegamos até Deus? é olhando para Jesus.

Nas palavras e nos gestos de Jesus, Deus se revela aos homens, manifesta o seu amor, oferece a vida plena, faz-se companheiro de caminhada e aponta caminhos de salvação. É ver no rosto do irmão o rosto bondoso de Deus e experimentar nos gestos de partilha ,de solidariedade, de serviço, de perdão dos cristãos, a vida nova de Deus e  encontrar, na preocupação dos cristãos com a justiça e com a paz, o anúncio desse mundo novo que Deus quer oferecer a todos os homens.