HORÁRIO DAS MISSAS

Igreja Matriz

Santas Missas:

  • 1ª Sexta-feira do mês
    • 18h - Adoração e Benção do Santíssimo
    • 19h - Santa Missa
  • Dia 16 de cada mês
    • 19h - Santa Missa de Santa Hedviges com Benção do Pão
  • Quartas-feira
    • 19h - Santa Missa com benção dos objetos e da saúde
  • Domingos
    • 10h e 19h - Santa Missa

Nossa Sra. das Graças

Santas Missas:

  • Todos os sábados
    • 17h 30min - Santa Missa

Santa Rita

Santas Missas:

  • Todos os domingos
    • 8h 30min - Santa Missa

AVISOS PAROQUIAIS

*Narcóticos anônimos( NA): todas as sextas, as 19:30 horas, na sala de catequese ao lado da Igreja.

* ALCÓLATRAS ANÔNIMOS (AA) AOS DOMINGOS, ÁS 09 HORAS.  na sala de catequese ao lado da igreja. início em 06/03/2016.

ATIVIDADES NA CASA VIDA

Grupo de Aeróbica - Terças e Quintas das 19:00 ás 20:00

Grupo de Localizada - Segundas e Quartas das 19:00 ás 20:00

informações e inscrições no local e horário das aulas, informações na casa vida ou pelo fone 31012321 ou 30447372.

INSCRIÇÕES PARA AULAS DE VIOLÃO

Aulas: Terças ás 19:00 e sextas ás 10:00, inscrições na casa vida, de segunda á sexta das 9:00 ás 11:30 e das 14:00 ás 17:30.


CURSO DE CABELEREIRO E MANICURE: LOCAL: CASA VIDA SÃO JOSÉ. INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES NA CASA VIDA.

 

 

Os Sete Sacramentos

0
0
0
s2sdefault

 

“Sacramento é um sinal visível e eficaz da graça invissível de Deus”.

  • Os sete sacramentos marcam as várias fases importantes da nossa vida cristã, sendo estes divididos em três categorias:
  • sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia) que "lançam os alicerces da vida cristã: os fiéis, renascidos pelo Batismo, são fortalecidos pela Confirmação e alimentados pela Eucaristia" .
  • sacramentos da cura (Penitência: “é a cura das fraquezas da alma” e Unção dos enfermos: “é o restabelecimento das forças espirituais”);
  • sacramentos ao serviço da comunhão e da missão (Ordem “gera a autoridade sacerdotal” e Matrimônio “assegura a propagação do ser humano e sua doutrina dentro do plano de Deus”).
  • Estes sacramentos podem ser também agrupados em apenas duas categorias:
  • os que imprimem permanentemente caráter e deixam uma marca indelével em quem o recebe, e que, por isso, só podem ser ministrados uma vez a cada crente, sendo eles o Batismo, o Crisma, o Matrimónio e a Ordem;
  • os que podem ser ministrados reiteradamente (eucaristia, penitência e unção dos enfermos).
  • Batismo
  • O Batismo é entendido como o sacramento que abre as portas da vida cristã ao batizado, incorporando-o à comunidade católica, a Igreja. Este ritual de iniciação cristã é feito normalmente com água sobre o batizando, através de imersão, efusão ou aspersão. Ou, utilizando outras palavras do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "o rito essencial deste sacramento consiste em imergir na água o candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" . O Batismo significa imergir "na morte de Cristo e ressurgir com Ele como nova criatura".
  • Vejamos os significados dos símbolos do batismo:
  • - Água: Representa a passagem da vida "pagã" para uma "nova vida". Ela tem o fator de purificação, lavando-nos do pecado original.
  • - Óleo: Representa a fortaleza do Espírito Santo. Antigamente, os lutadores usavam o óleo antes das lutas para deixarem seus músculos rígidos e assim poderem vencer. Na nova vida adquirida pelo batismo ele tem a mesma função, revestir o batizado para as lutas cotidianas contra as ciladas do malígno.
  • Veste branca: Representa a nova vida adquirida pelo batismo. Quando tomamos banho vestimos uma roupa limpa, no batismo não seria diferente. Somos lavados na água e vestidos de uma nova vida.
  • - Vela: Tem dois significados: o Espírito Santo e o dom da . Pelo batismo somos revestidos de muitas graças e a principal é o Espirito Santo, pois seremos unidos a Deus como filhos para sermos santificados e esta santificação é realizada através do Espírito Santo. A é um dom fundamental para nossa vida, é através dela que reconhecemos Deus e por ela recebemos as suas graças.
  • Eucaristia
  • É a celebração em memória de Cristo, recordando a santa ceia, a paixão e a ressureição, em que o Cristão recebe a hóstia consagrada.
  • Para receber a hóstia, o fiel deve estar em “estado de graça”, ou seja, deve ter antes confessado os seus pecados e recebido o perdão divino através do sacramento da Confissão ou Penitência.
  • A Igreja Católica sustenta que, quando o sacerdote pronuncia as palavras rituais “Isto é o meu corpo” em relação ao pão e “Isto é o meu sangue” em relação ao vinho, acontece um fenômeno chamado transubstanciação, ou seja, a substância material que constitui o pão se converte no corpo de Cristo e a que constitui o vinho se transmuda no Seu sangue.
  • O pão transubstanciado é distribuído aos fiéis que, ao ingerirem a hóstia estão ingerindo o corpo de Cristo. A Eucaristia é considerada o sacramento da ação de graças, na acepção da palavra original grega εχαριστία (transc. "eukharistia").
    • Crisma ou Confirmação
    • Confirmação do Batismo ou Crisma o batizado reafirma sua em Cristo, sendo ungido durante a cerimônia, recebendo os sete dons do Espírito Santo (sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus). A unção é feita pelo Bispo ou Padre autorizado, com óleo abençoado na quinta-feira da Semana Santa.

Como o batismo, o Crisma também imprime caráter, podendo ser ministrado apenas uma vez a cada pessoa.

  • Reconciliação ou Penitência
  • É a confissão dos pecados a um sacerdote, que aplica a penitência para, uma vez cumprida, propiciar a reconciliação com Cristo. Por outras palavras, é o sacramento que dá ao cristão católico a oportunidade de reconhecer as suas faltas e, se delas estiver arrependido, ser perdoado por Deus.
  • A Igreja Católica considera o sacramento da penitência um ato purificador, que deve ser praticado antes da Eucaristia, para que esta seja recebida com a alma limpa pelo perdão dos pecados. Mas, entende-se também que esse efeito purificador é salutar, sendo benéfico para o espírito cada vez que é praticado.
  • Unção dos enfermos
  • A Unção dos enfermos é o sacramento pelo qual o sacerdote reza e unge os enfermos para estimular-lhes a cura mediante a fé, ouve deles os arrependimentos e promove-lhes o perdão de Deus.
  • "Está entre vós alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E o Senhor o aliviará, e se estiver em algum pecado ser-lhe-á perdoado" (Tgo 5, 14-15).
  • Ordem
  • O sacramento da ordem concede a autoridade para exercer funções e ministérios eclesiásticos que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas. É dividido em três graus:
  • O Episcopado: Confere a plenitude da ordem e torna o candidato legítimo sucessor dos apóstolos e lhe é confiado os ofícios de ensinar, santificar e reger.
  • O Presbiterado: Configura o candidato ao Cristo sacerdote e bom pastor. É capaz de agir em nome de Cristo cabeça e ministrar o culto divino.
  • O Diaconato: Confere ao candidato a ordem para o serviço na Igreja, através do culto divino, da pregação, da orientação e sobretudo, na caridade.
  • “ordenavam sacerdotes para cada Igreja" (At 14, 22).
  • Matrimônio
  • O sacramento que, estabelecendo e santificando a união entre um homem e uma mulher, funda uma nova família cristã. Matrimônio é o casamento entre homem e mulher. Deus nos fez para a felicidade, não nascemos para viver sozinho, mas sim com uma companhia.
  • O Pai quando criou o homem, deu à ele uma companhia: Eva. Deus também acrescentou: "Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne" (Gn 2, 24). Celebrado na Igreja e santificado na indissolubilidade e na unidade.
  • Pe. MARCOS ANDRÉ HARTMANN

Paróquia Santa Hedviges

Rua Santa Hedviges, 517
Alvorada - RS
(51) 3442.7281

 

Estatísticas

Hoje25
Ontem43
Semana60
Mês717
Total132052