“Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7)

Deus, no seu desígnio salvífico , quer que todos se salvem. Quantas vezes ele salvou o seu povo da escravidão, do abandono, da morte eterna. “eu sou javé, seu Deus, que fiz você sair da terra do Egito, da casa da escravidão” ( Ex 20,2). E Deus entregou a Moisés os mandamentos, que chegaram ao povo e a nós. Deus é o senhor da misericórdia, da bondade, da piedade, da compaixão. A misericórdia do homem é para com seu próximo, mas a misericórdia de Deus é para com todos.

Deus enviou o seu filho no meio dos seres humanos, ele se tornou humano para nos salvar, experimentando assim a nossa condição humana. “vendo as multidões, Jesus teve compaixão (Mt 9,26)”. Jesus era um humano com coração divino, tão grande era a sua compaixão. Ele ensinava, curava doentes, expulsava demônios, partilhava o pão, se misturava com os pobres, excluídos e pecadores... grande era a sua misericórdia.

Condição especial para entrarmos no reino dos céus é: “sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. Ser misericordiosos é trabalharmos juntos pela construção do reino de Deus, fazer o bem sempre, seja nos mais diversos lugares, instituições, trabalhos, na vida social. Não importa raça, cor, religião, condição social,... vale sempre a lei do amor, “fazer o bem sem olhar a quem”.

Lembrando a frase: “quero misericórdia e não sacrifícios”. Contemplamos todas as obras de misericórdia, sejam corporais ou espirituais, e percebemos quanta riqueza nelas encontramos. Felizes os misericordiosos, porque deles é o reino dos céus: todos queremos alcançar esse reino, e seremos julgados de acordo com nossas obras.  O juízo final será de acordo com a misericórdia exercida, ainda que inconscientemente, em relação a Jesus nas pessoas mais necessitadas: “servir a Cristo no irmão”. O amor de Deus está presente nos misericordiosos, caridosos.

Podemos refletir: se alguém possui bens e riquezas em abundância,  e não ajuda aquele que está nescessitado, fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele?

Pe. Marcos André Hartmann